Para o SIGRADI 2016 (XX Congreso de la Sociedad Iberoamericana de Gráfica Digital), foi submetido junto ao colega Thiago Ribeiro e os nossos orientadores, Fábio Pinto da Silva e Underléa Miotto Bruscatto, o artigo "Protótipo de dispositivo facilitador para digitalização 3D por fotogrametria com smartphones". O artigo originou-se do trabalho desenvolvido na disciplina 'Fabricação digital como ferramenta de projeto', ofertada pela professora Underléa M. Bruscatto.
Durante as aulas, dadas em forma de workshop intensivo com duração de uma semana, foi desenvolvido um protótipo de dispositivo facilitador para a digitalização 3D por fotogrametria com uso de smartphones. O dispositivo proposto foi pensado como uma alternativa de baixo custo e de fácil montagem, possível de ser implementada em escolas e Fab Labs. O desenvolvimento partiu da criação manual de rascunhos e protótipos funcionais, passando posteriormente pela digitalização dos protótipos e ajuste em CAD do projeto. O protótipo final, com custo abaixo de R$ 10,00, foi fabricado em papel Bismark de 2,5 mm por meio de corte a laser.
O artigo apresentado e publicado nos anais do congresso, traz uma revisão dos princípios fotogramétricos que nortearam a configuração do dispositivo facilitador, detalhes do processo de prototipagem, e uma breve análise comparativa entre resultados obtidos com o dispositivo proposto e digitalizadores comerciais.
Link para artigo completo: Blucher, ResearchGate