Para o SIGRADI 2016 (XX Congreso de la Sociedad Iberoamericana de Gráfica Digital), foi submetido junto ao colega Thiago Ribeiro e os nossos orientadores, Fábio Pinto da Silva e Underléa Miotto Bruscatto, o artigo "Protótipo de dispositivo facilitador para digitalização 3D por fotogrametria com smartphones". O artigo originou-se do trabalho desenvolvido na disciplina 'Fabricação digital como ferramenta de projeto', ofertada pela professora Underléa M. Bruscatto.
Durante as aulas, dadas em forma de workshop intensivo com duração de uma semana, foi desenvolvido um protótipo de dispositivo facilitador para a digitalização 3D por fotogrametria com uso de smartphones.  O dispositivo proposto foi pensado como uma alternativa de baixo custo e de fácil montagem, possível de ser implementada em escolas e Fab Labs. O desenvolvimento partiu da criação manual de rascunhos e protótipos funcionais, passando posteriormente pela digitalização dos protótipos e ajuste em CAD do projeto. O protótipo final, com custo abaixo de R$ 10,00, foi fabricado em papel Bismark de 2,5 mm por meio de corte a laser.
O artigo apresentado e publicado nos anais do congresso, traz uma revisão dos princípios fotogramétricos que nortearam a configuração do dispositivo facilitador, detalhes do processo de prototipagem, e uma breve análise comparativa entre resultados obtidos com o dispositivo proposto e digitalizadores comerciais.
Link para artigo completo: BlucherResearchGate
Figura 1: a) objeto esférico representado por uma nuvem de pontos b) modelo virtual de superfície poligonal / Figura 2: custo estimado dos sistemas analisados por Silva (2011) / Figura 3: Princípio de funcionamento da fotogrametria (Cuypers et al., 2009) / Figura 4: Estratégias para aquisição de conjuntos de imagens (Kasser & Egels, 2002) / Figura 5: Rascunhos de exploração dos mecanismos de suporte do smartphone / Figura 6: Modelagem preliminar em papelão da garra e da estrutura de suporte do smartphone / Figura 7: Desenho CAD das peças de papelão escaneadas / Figura 8: Dimensionamentos e angulações da mesa, da estrutura de suporte e campo de visão da câmera do smartphone / Figura 9: Suporte do smartphone e elásticos de segurança (esq) e estrutura completa montada com mesa giratória (dir) / Figura 10: Orientação externa das fotografias tiradas para processamento. Fotogrametria sem Simplify (a) e fotogrametria com Simplify (b) / Figura 11: Modelo digitalizado. Fotogrametria sem Simplify (a), fotogrametria com Simplify (b) e Artec EVA (c) / Figura 12: Recorte digitalizado. Fotogrametria à mão livre (a); Fotogrametria com Simplify (b); Artec EVA (c); e Digimill3D (0,1mm) (d)
Back to Top